sexta-feira, 25 de abril de 2008

Outdoor

Em agosto de 1929, ocorre em São Paulo, a instalação da primeira empresa exibidora de outdoor do país conhecida como Publix, que exerce suas atividades até hoje. O autor afirma que os outdoors eram pequenos e recortados de forma oval para serem colocados em postes. Pouco depois, surgiu a Companhia Americana de Anúncios em Estradas de Rodagem, uma empresa de painéis, abre uma subdivisão chamada Empresa Americana de Propaganda, dedicada aos cartazes urbanos. Cada empresa que começava, desenvolvia a profissão a seu jeito. Enquanto uns colavam cartazes sobre placas de ferro fundido outros pintavam luminosos em vidro e cristal e reclames em fachadas de lojas. Naquele tempo, nem se falava em chapas galvanizadas, muito menos em plásticos acrílicos. Não existia a gigantografia, e os desenhos eram feitos a mão, diretamente na chapa de impressão, cor por cor, chapa por chapa.

SABADIN, C. S. Outdoor: uma visão do meio por inteiro / Central de Outdoor. São Paulo: Central de Outdoor, 1997 (Rio de Janeiro: Bloch Ed.)

Nenhum comentário: