terça-feira, 6 de maio de 2008

Poluição Visual em Blumenau

O projeto de lei do executivo que restringe a mídia exterior na cidade de Blumenau foi votado no mês de julho de 2008.

Já existe na cidade uma lei, de doze anos atrás que regulamenta este setor. A diferença da nova lei, segundo Costa (2008) é que a colocação de mais de um outdoor no mesmo espaço vai depender do tamanho do terreno e não de sua localização.

A nova lei restringe a dois outdoors por terreno com frente de até trinta metros. Terrenos com frente superior a trinta metros poderão ter até quatro placas. Com a nova lei até trinta por cento da propaganda ao ar livre será retirada das ruas.

A nova proposta leva em consideração o patrimônio histórico e cultural da cidade. Ele também condiciona os letreiros em prédios cadastrados pelo patrimônio histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico da cidade. A panfletagem também será restringida pela prefeitura que irá estipular data e local específicos para a ação.

O setor de publicidade e propaganda terá o prazo de dezoito meses para retirar as peças irregulares. Após a notificação de trinta dias quem ainda não tiver retirado as peças irregulares, pagará multas que variam de cem, a mil e quinhentos reais.

A fiscalização será feita por um equipe da Prefeitura.

COSTA, D. Só emplaca em 2009, Jornal de Santa Catarina, Mídia externa. Blumenau 04 de jun 2007 p. 9.

Um comentário:

Unknown disse...

mais uma revolta por morar em blumenau... ja naum chega tudo que aconteceu e naum foi feito absolutamente nada...
agora essa... ruas cheias de buracos, bueiros entupidos, gente em abrigos... e tao se preocupando com isso, desculpe, mas propaganda é a alma do negocio, sempre foi e sempre vai ser. estao proibindo, mas uma coisa que poucos sabem é que se pagar pode, se pegar licença pode, vai novamente dar prioridade para os que tem logico... e detalhe este dinheiro como sempre vai pra onde??? brasil sempre ficara como o terceiro mundo infelismente... blumenau cidade turistica?? onde?? turistas chegando aqui e naum tendo o que fazer. cidade proibida isso sim.