sábado, 7 de junho de 2008

Capítulo 5. Publicitários X Poluição Visual

Após conceituar mídia exterior, apresentar dados históricos sobre sua evolução no mundo e no Brasil, conceituar poluição visual urbana, suas conseqüências em grandes centros, abordar o assunto em centros menores, definir as causas e conseqüências da lei cidade limpa, estudar e comentar casos sobre a lei na cidade de São Paulo, o último objetivo proposto por este trabalho é conhecer as implicações da lei cidade limpa, com profissionais de criação, produção, mídia e atendimento na região de Blumenau. Para isto, aplicou-se uma pesquisa qualitativa que segundo Yin (2005) serve para qualificar acontecimentos contemporâneos e a forma como a lei foi assimilada pelos profissionais de publicidade e propaganda na cidade de Blumenau. Este trabalho também leva em consideração a opinião dos entrevistados sobre poluição visual urbana, e como combatê-la.

5.1 Direito de resposta

Para conhecer como a lei foi assimilada pelos profissionais de comunicação de Blumenau foi enviada a pesquisa para várias agências, exibidoras de mídia exterior e órgãos públicos da cidade. Foram nove agências de publicidade e propaganda que responderam a pesquisa, uma exibidora e um órgão público. Sendo as agências: Duall Comunicação, Direcional Propaganda, Free Comunicação, Guest Propaganda, Metra Publicidade, Pfau Comunicação, Portifolium, Seven Comunicação e Kryo Hunter. Como exibidora a Scata painéis respondeu e o órgão público, a secretaria de comunicação da Prefeitura Municipal de Blumenau.

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