sábado, 7 de junho de 2008

Resumo TCC: Publicitários X Poluição Visual

O objetivo desta monografia é conhecer as implicações da lei sobre mídia exterior implantada na cidade de São Paulo, com profissionais de criação, produção, mídia e atendimento na cidade de Blumenau. A lei ficou conhecida como Lei Cidade Limpa. Criada pelo prefeito Gilberto Kassab, entrou em vigor no mês de janeiro do ano de 2007. Através de pesquisa bibliográfica se conceituou propaganda ao ar livre e sua história, no mundo e no Brasil. Também se conceituou poluição visual urbana e sua incidência nas grandes capitais brasileiras, além de estudar a poluição visual também em cidades de pequeno porte. Um estudo de caso foi realizado para conhecer o assunto na capital paulista. Para se conhecer as implicações desta lei na cidade de Blumenau foi realizada uma pesquisa qualitativa entre profissionais de nove agências de publicidade e propaganda. Através desta pesquisa decobriu-se que alguns profissionais concordam com a lei cidade limpa pois segundo eles a situação na metrópole paulista saiu do controle. Mas existem bons argumentos dos profissionais que são contra a lei, pois em vez de regulamentar a mídia exterior na cidade de São Paulo o prefeito simplesmente baniu a propaganda ao ar livre e limitou o uso das fachadas comerciais para anúncios indicativos. Através da pesquisa descobriu-se também que os publicitários pouca ou nenhuma culpa têm com relação a poluição visual, inclusive tentaram sem êxito trabalhar junto com a prefeitura para regulamentar a mídia exterior. Através do resultado desta pesquisa conseguiu-se dar sugestões para que a cidade de Blumenau não se torne tão poluída visualmente falando, evitando assim, que uma lei tão drástica como a Lei Cidade Limpa seja aplicada em Blumenau.
Palavras Chave: Propaganda ao ar livre. Poluição visual urbana. Lei Cidade Limpa.

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